Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Demanda ambulatorial em três serviços da rede pública do município do Rio de Janeiro, Brasil / A survey of demand for medical care in three public health clinics in Rio de Janeiro, Brazil

Carvalho, Marília S; D'Orsi, Eleonora; Prates, Enirtes C; Toschi, Walria D. M; Shiraiwa, Tizuko; Campos, Tatiana P; Ell, Erica; Garcia, Norma L; Junqueira, Ana Paula; Serräo, Simone A; Tavares, Elda L.
Cad. saúde pública ; 10(1): 17-29, jan.-mar. 1994. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-147621
Realiza um estudo de demanda em três serviços da rede pública dois ambulatoriais e um de urgência localizados na X Regiäo Administrativa do município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. A amostra obtida foi de 2.209 pacientes de 1 de outubro de 1990 a 30 de setembro de 1991. Os diagnósticos form codificados pela 9ª revisäo da Classificaçäo Internacional de Doenças. Cerca de 60 po cento dos atendimentos foram prestados a mulheres, mais da metade entre 15 e 49 anos. Crianças menores de 10 anos representaram 28 por cento do total de atendimentos. Grande parte da demanda (38 por cento) é formada pela populaçäo favelada da área. Nos serviços ambulatoriais foi grande a procura por açoes preventivas, como consulta de pré-natal e puericultura, inclusive na unidade que historicamente realizava apenas açoes curativas. No serviço de urgência predominou o atendimento por causas externas. Entre os diagnósticos específicos mais frequentes estäo as infecçoes repiratórias agudas, a hipertensäo arterial, problemas ginecológicos, consultas de pré-natal e doenças de pele. A precariedade do registro médico traz prejuízos à assistência.
Biblioteca responsable: BR526.1