Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Autotransfusäo intra-operatória em cirurgia cardíaca: estudo comparativo de 140 casos / Intraoperative autologous transfusion in cardiac surgery: comparative study of 140 cases

Vieira, Sérgio Domingos; Santos, Marielza dos; Rosales, Thucydides; Souza, Luiz Carlos Bento de; Dinkhuysen, Jarbas J; Chaccur, Paulo; Abdulmassih Neto, Camilo; Pavanello, Ricardo; Jatene, Adib D.
Rev. bras. cir. cardiovasc ; 7(4): 287-92, out.-dez. 1992. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-164380
Utilizando-se programa dirigido para diminuiçao ou eliminaçao do uso de sangue homólogo, em pacientes cirúrgicos graves, foi realizado um estudo comparativo entre 140 casos. Os pacientes foram divididos em 2 grupos de 70 casos cada, onde o Grupo A representava aqueles submetidos a cirurgia cardíaca com o uso de recuperadores celulares automatizados de sangue cell-saver, no Grupo B, os pacientes que nao utilizaram cell-saver durante o ato cirúrgico (Grupo controle). A maioria era de reoperaçaes 71,1 por cento no Grupo A e 74,2 por cento no Grupo B, observando-se, ainda, semelhança entre os respectivos grupos em relaçao a idade, distribuiçao por sexo, tipo de operaçao, condiçoes clínicas e aspectos laboratoriais pré-operatórios (coagulograma; eritrograma; série bioquímica). No Grupo A a utilizaçao média de sangue homólogo, durante o ato cirúrgico, foi de 628 ml, e 479 ml no pós-operatório imediato. Já no Grupo B o uso de sangue homólogo foi de 1.271 ml e 1.095 ml, respectivamente. A perda sangüínea média na sala cirúrgica do Grupo A foi de 380 ml, enquanto que a do Grupo B foi de 899 ml. O número de pacientes do Grupo A que nao necessitou de sangue homólogo durante o período de internaçao foi o dobro (5,7 por cento) em relaçao ao Grupo B (2,8 por cento). A maioria dos pacientes do Grupo A (51,4 por cento) utilizou no máximo 2 unidades de sangue homólogo, enquanto que a maioria dos pacientes do Grupo B (78,6 por cento) utilizou entre 3 ou mais de 5 unidades de sangue homologo. O estudo mostra, portanto, que a utilizaçao da autotransfusao intra-operatória (ATI) através de processadores celulares automatizados (cell-saver) em cirurgia cardíaca em procedimento seguro e eficaz, reduzindo em aproximadamente 50 por cento a utilizaçao de sangue homólogo, com as possíveis reaçoes transfusionais e, principalmente, o risco da transmissao de doenças infecto-contagiosas.
Biblioteca responsable: BR1.1