Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Tratamento cirúrgico das dissecçöes agudas de aorta do tipo B: técnica da "tromba de elefante" modificada pelo emprego de prótese intraluminal sem sutura / Surgical treatment of acute dissections of the aorta of B type: modified elephant trink technique with the use of intraluminal prothesis without suture

Bernardes, Rodrigo de Castro; Rabelo, Raul Corrêa; Reis Filho, Fernando Antônio Roquete; Rabelo, Walter; Marino, Marcos Antônio; Marino, Roberto Luiz.
Rev. bras. cir. cardiovasc ; 11(1): 12-7, jan.-mar. 1996. ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-164425
Durante a última década, a cirurgia cardiovascular experimentou grande impulso, com o desenvolvimento de métodos de diagnóstico, técnicas de proteçao miocárdica e cerebral, técnicas de sutura e circulaçao extracorpórea, que, somados à maior experiência dos cirurgioes, permitiu o questionamento da indicaçao do tratamento clínico para as dissecçoes agudas de aorta do tipo B, procurando, com o tratamento cirúrgico, reduçao da alta taxa de mortalidade desta doença. A técnica da "tromba de elefante", descrita por Borst, foi adaptada por Palma e Buffolo para o tratamento das dissecçoes agudas de aorta do tipo B, oferecendo bons resultados, além de facilidade técnica por nao manipular o tecido doente e friável da aorta durante o ato cirúrgico. No período de 31/6/92 a 20/2/95, 7 pacientes foram operados com esta técnica sendo l paciente do sexo feminino e 6 do sexo masculino. Tivemos 2 (28,5 por cento) óbitos, que nao podem ser relacionados à técnica cirúrgica. Neste trabalho, apresentamos modificaçao da técnica da "tromba de elefante", com o emprego do anel intraluminal, desenvolvido em nosso Serviço, dispensando qualquer tipo de sutura para anastomose, obtendo diminuiçao acentuada do tempo de parada circulatória total, permitindo dispensar a hipotermia profunda.
Biblioteca responsable: BR1.1