Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Desigualdade de indicadores de mortalidade no Sudeste do Brasil / Mortality risk measure inequalities among workers in Southeast Brazil

Cordeiro, Ricardo; Olivencia, Educardo R; Cardoso, Chrystiano F; Cortez, Daniela B; Kakinami, Eric; Souza, Jacques J. G; Souza, Maria T. M; Fernandes, Ricardo Augusto; Guercia, Rodrigo F; Adoni, Tarso.
Rev. saúde pública ; 33(6): 593-601, dez. 1999. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-253823

Introduçäo:

Há indícios de que a deterioraçäo das condiçöes de trabalho ocorrida em anos recentes influencie a mortalidade. O objetivo do estudo é estimar indicadores de mortalidade para a populaçäo de Botucatu, classificada de acordo com as ocupaçöes exercidas.

Método:

Foram calculados os indicadores coeficiente de mortalidade padronizado (CMP), razäo de risco padronizada e anos potenciais de vida perdidos (APVP) para a populaçäo de Botucatu, em 1997, segundo ocupaçöes e causas básicas do óbito.

Resultados:

Os indicadores CMP e APVP variaram entre 0,6 e 39,9 óbitos/1000 trabalhadores e entre 33 e 334 anos/1000 trabalhadores, respectivamente, de acordo com a ocupaçäo principal exercida. Observou-se que a ordenaçäo quantitativa das causas de óbito depende da ocupaçäo e do indicador utilizado.

Conclusöes:

Os indicadores de mortalidade verificados apresentam uma grande heterogeneidade quando analisados de acordo com ocupaçäo e causas básicas de óbito, refletindo a enorme desigualdade social existente na populaçäo estudada
Biblioteca responsable: BR67.1