Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Carcinoma de paratiróide: características clínicas e anátomo-patológicas de cinco casos / Parathyroid carcinoma: clinical and anatomo-pathological characteristics of 5 cases

Morimitsu, Lilian K; Uyeno, Monique N. O; Goulart, Marcio L; Hauache, Omar M; Vieira, José Gilberto H; Alberti, Vânia N; Abrahäo, Márcio; Cervantes, Onivaldo; Lazaretti-Castro, Marise.
Arq. bras. endocrinol. metab ; 45(2): 148-156, abr. 2001. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-282794
O carcinoma de paratiróide é uma entidade rara, havendo cerca de 535 casos descritos na literatura. Neste trabalho, revisamos a nossa casuística de 5 pacientes com carcinoma de paratiróide avaliadas no período de 1983 a 1998 no serviço de Doenças Osteo-Metabólicas da Universidade Federal de Säo Paulo, analisando critérios diagnósticos, conduta terapêutica e a avoluçäo destes pacientes e comparando os nossos dados com os achados de literatura. Entre os nossos pacientes 4 eram do sexo feminino e 1 do sexo masculino, com mediana ao diagnóstico de 52 anos de idade, variando de 10 a 77 anos. As queixas iniciais incluíam presença de dores ósseas acompanhada de perda de peso em 4 pacientes, presença de fratura näo traumática em 3 pacientes e traumática em 2 e clínica de nefrolitíase em 1 paciente. Todos apresentavam nódulo palpável em regiäo cervical, níveis de cálcio total bastante elevadas com média (+/- DP)de 14,9 +/- 1,7mg/dl. PTH também se encontrava muito elevado, refletindo a magnitude da severidade da doença. Todos foram submetidos à exploraçäo cirúrgica cervical com retirada da massa tumoral, que foi coincidente com o achado palpatório de nódulo cervical. O exame anátomo-patológico de nódulo cervical. O exame anátomo-patológico revelou o diagnóstico de carcinoma de paratiróide em todos estes casos. No seguimento, 2 pacientes apresentaram recidiva tumoral e evoluíram para óbito por complicaçöes da hiperparatireoidismo. Os outros 3 casos encontram-se em acompanhamento ambulatorial no nosso hospital, sem evidências até o momento de recidiva tumoral.
Biblioteca responsable: BR1.1