Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Abordagem laparoscópica do câncer de endométrio / Laparascopic approach to endometrial cancer

Barbosa, Caio Parente; Moscovitz, Thomas; Martins, Nelson Valente; Souza, Ângela Mara Bentes de; Soubhia, Ivania T; Aldrighi, Ana Paula Santos.
Rev. bras. ginecol. obstet ; 21(1): 41-45, jan.-fev. 1999. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-303216

Objetivo:

apresentar uma nova abordagem laparoscópica para tratamento do câncer de endométrio.

Métodos:

de fevereiro de 1996 à fevereiro de 1998, doze pacientes com câncer de endométrio, diagnosticadas por histerocopia e biópsia, foram submetidas a linfadenectomia pélvica associada à histerectomia e salpingooforectomia por laparacospia. A média de idade das pacientes foi de 58,1 anos; o número médio de gestaçöes foi 2,3 e o índice de massa corpórea médio foi de 28,6.

Resultados:

o tempo anestésico médio foi de 4,8 horas. O tempo médio de internaçäo foi de 3,3 dias. O número total de linfonodos retirados foi de 176, sendo 104 (59,1 por cento) do lado direito e 72 (40,9 por cento) do lado esquerdo. Näo foram encontrados linfonodos comprometidos. O número médio de linfonodos retirados por paciente foi de 18,5. Foram observados duas complicaçöes em um caso houve necessidade de abandonar o procedimento por aumento da pressäo endotraqueal e uma das pacientes evluiu com formulaçäo de granuloma em cúpula vaginal.

Conclusöes:

nesta avaliaçäo preliminar dos resultados de histerectomia total com anexectomia bilateral e linfadenectomia laparoscópica para tratamento do câncer de endométrio, obtivemos resultados satisfatórios quanto ao estadiamento na neoplasia ao número de linfonodos retirados e quanto àa complicaçöes cirúrgicas observadas.
Biblioteca responsable: BR26.1