Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Terapia comportamental associada a psicofarmacoterapia em pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo / Behavior therapy associated to psychopharmacotherapy in patients with obsessive-compulsive disorder

Cordioli, Aristides Volpato; Nerung, Luciana; Ceitlin, Lucia Helena de Freitas; Souza, Nyvea Oliveira.
J. bras. psiquiatr ; 51(3): 183-190, jun. 2002. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-316923

Objetivos:

Verificar a eficácia da associaçäo de terapia comportamental (TC) e farmacoterapia na reduçäo de sintomas obsessivo-compulsivos.

Metodologia:

Num ensaio clínico näo-controlado, 19 pacientes portadores de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) foram tratados durante seis meses com a associaçäo de TC e inibidores seletivos da recaptaçäo de serotonina (ISRS) ou clomipramina (CMI). A intensidade dos sintomas foi avaliada antes do tratamento e aos três e seis meses mediante a escala Yale-Brown Obsessive-Compulsive Scale (Y-Bocs) e a National Institute of Mental Health Obsessive-Compulsive Scale (Nimhocs).

Resultados:

A intensidade dos sintomas foi reduzida em 52 por cento aos três meses e em 64 por cento aos seis meses de tratamento na escala Y-Bocs; em 43 por cento aos três meses e em 73,7 por cento aos seis meses na Nimhocs. A eficácia (reduçäo >= 35 por cento nos escores da escala Y-Bocs) foi de 73,7 por cento aos três meses e de 84,2 por cento aos seis meses de tratamento. Co-morbidades, início gradual ou abrupto, gravidade dos sintomas no início, evento estressor associado e tratamentos prévios näo influenciaram os resultados.

Conclusäo:

Os resultados sugerem que a associaçäo de TC à farmacoterapia tem uma alta eficácia (73,75 por cento) na reduçäo dos sintomas de TOC aos três meses de tratamento, que é ainda maior (84,2 por cento) aos seis meses
Biblioteca responsable: BR14.1