Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliaçäo do valor sistemático do Processo do I Urotergito em machos de onze espécies da subfamília Triatominae (Hemiptera, Reduviidae) / Evaluation of the systematic value of the Process of the I Urotergito im males of eleven species of the subfamily Triatominae (Hemiptera, Reduviidae)

Osório-Quintero, Lisardo.
Säo Paulo; s.n; 2002. [85] p. ilus, tab, graf.
Tesis en Portugués | LILACS | ID: lil-320421

Objetivos:

Avaliar o valor taxonômico da estrutura denominada "Processo do I Urotergito" (PIU) para a utilizaçäo na identificaçäo de espécies de Triatominae, considerando parâmetros morfológicos e morfométricos. Comparar a eficiência da Microscopia Optica (MO), da Microscopia Digital (MD) e da Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) na descriçäo das características morfológicas e/ou morfométricas desse processo. Material e

métodos:

Através de MO, MD e MEV partindo-se da observaçäo direta, da fotomicrografia e/ou do desenho em câmara clara, estudaram-se machos de 12 colônias de triatomíneos procedentes de diversas localidades do Brasil, mantidas no insetário do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA), pertencente à FSP da USP. Foram observados cinco exemplares de cada amostra das espécies Panstrongylus magistus (Burmeister, 1835), Rhodnius nasutus Stal, 1859, Rhodnius neglectus Lent, 1954, Rhodnius prolixus Stal, 1859, Triatoma brasiliensis Neiva, 1911, Triatoma infestans (Klug, 1834), Triatoma pseudomaculata Correa & Espinola, 1964, Triatoma rubrovaria (Blanchrad, 1843), Triatoma sordida (Stal, 1859), Triatoma tibiamaculata (Pinto, 1926) e Triatoma vitticeps (Stal, 1859).

Resultados:

A análise morfológica do PIU permitiu observar diferenças significativas entre as espécies estudadas. Embora o estudo morfométrico tenha permitido definir atributos taxonômicos do PIU, tais como "Largura Basal do Urotergito 1", "Largura Basal do Urotergito 2", "Largura Apical do Urotergito 2" e "Comprimento do Urotergito 2", como parâmetros a serem utilizados na sistemática, a análise dos resultados näo permitiu uma coerência como o padräo taxonômico tradicional da subfamília Triatominae, talvez pelo pequeno número de espécies trabalhadas.

Conclusöes:

O PIU demonstrou ser uma estrutura útil na separaçäo e identificaçäo de espécies de triatomíneos. No estudo, considerou-se importante tanto a utilizaçäo da MO como a MD e a MEV. Recomenda-se particularmente a ampliaçäo do estudo das observaçöes morfométricas que deveräo comparar e analisar um maior número de espécies
Biblioteca responsable: BR67.1
Ubicación: BR67.1; 595.75, 11. 42752/2002 / BR67.1; Dr, 563. CM. 42753/2002