Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Vigilância de óbitos infantis como indicador da efetividade do sistema de saúde - estudo em um município do interior do Nordeste brasileiro / Infant death surveillance as an indicator of health care system effectiveness - a study conducted in northeastern Brazil

Frias, Paulo G; Vidal, Suely a; Vanderlei, Lygia C.
J. pediatr. (Rio J.) ; 78(6): 509-516, nov.-dez. 2002. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-327744

Objetivo:

avaliar, a partir do óbito infantil, o acesso e a qualidade da atenção Ó saúde prestada as crianças no município, durante a doença que levou ao óbito.

Métodos:

estudo descritivo de corte transversal, censitário, desérie de casos de óbitos infantis ocorridos em Bom Conselho, Pemambuco, no período de 1/1/1999 a 31/12/1999, identificados atravÚs do Sistema de Informação sobre Mortalidade, unidades de saúde, cartórios, cemitérios, agentes de saúde e parteiras. Os dados foram coletados mediante entrevistas domiciliares e revisÒo deprontußrios, em instrumentos específicos.

Resultados:

foram investigados 71 dos 72 óbitos identificados,com perda de 1,4por cento. A maioria (69,4por cento) ocorreu no periodo pós-neonatal. Do total, 67,6por cento aconteceram no domicilio, 77,5por cento procuraram assistÛncia pelo menos uma vez, sendo as emergências as mais procuradas (65,1por cento), porém 22,5 por cento não foram levados a nenhum serviço de saúde. A maioria dos serviços de saúde (90,9por cento ) estava a menos de uma hora de distância dos domiclios, 78,5por cento, localizados no município de residência, e 97 por cento dos atendimentos foram realizados por mÚdicos. Das 88 consultas realizadas, 39,8por cento terminaram com intemamento, e 27,3por cento foram atendidos e dispensados sem marcação da consulta de retomo, e 84 por cento receberam todas as medicaçÕes gratuitamente.

Conclusões:

através da vigilância dos óbitos, foi possível...
Biblioteca responsable: BR3.1