Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Predição da restrição do crescimento fetal pela biometria do diâmetro transverso do cerebelo / Prediction of fetal growth restriction by biometry of the transverse diameter of the cerebellum

Nery, Luiz; Moron, Antonio Fernandes; Kulay Junior, Luiz.
Rev. bras. ginecol. obstet ; 26(5): 349-354, jun. 2004. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-363334

OBJETIVO:

avaliar, em gestações de risco, a acurácia da medida do diâmetro transverso do cerebelo (DTC) e da relação diâmetro transverso do cerebelo/circunferência abdominal (DTC/CA) para detecção de restrição de crescimento fetal (RCF).

MÉTODO:

foi realizado um estudo prospectivo transversal envolvendo 260 pacientes com idade gestacional entre a 28ª e a 40ª semana. Os fetos foram avaliados por meio da ultra-sonografia, obtendo-se o DTC e CA. Fetos com DTC menor que o percentil 10 para idade gestacional ou com relação DTC/CA acima do percentil 90 (>14,6) foram classificados como suspeitos para RCF. Após o parto, avaliou-se a acurácia da medida do DTC e da relação DTC/CA para a predição da RCF, utilizando-se como critério diagnóstico o peso do recém-nascido menor que o percentil 10 para idade gestacional.

RESULTADOS:

após o parto, foram identificados 79 recém-nascidos com RCF (30,4 por cento). O DTC foi adequado para a idade gestacional em 74 desses fetos (93,7 por cento), e compatível com pequeno para a idade gestacional em apenas 5 (6,3 por cento). A sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo e acurácia do DTC na predição de RCF foi de 6,3, 93,4, 29,4, 69,5 e 67 por cento, respectivamente. A relação DTC/CA maior que 14,6 identificou 59 dos 79 fetos com RCF, com 27 falso-positivos e 20 falso-negativos, apresentando, portanto, sensibilidade de 74,5 por cento, especificidade de 85,1 por cento, valor preditivo positivo de 68,6 por cento, valor preditivo negativo de 88,5 por cento e acurácia de 81,9 por cento.

CONCLUSÕES:

a medida isolada do DTC não é bom parâmetro para rastrear RCF, porém a relação DTC/CA acima do percentil 90 mostrou-se eficaz para detectar fetos com restrição de crescimento.
Biblioteca responsable: BR26.1