Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Análise imuno-histoquímica das sintases do óxido nítrico em adenocarcinomas gástricos / Immunohistochemical expression of nitric oxide synthases in gastric adenocarcinomas

Begnami, Maria Dirlei F. S; Cunha, Isabela Werneck da; Montagnini, André; Nonogaki, Sueli; Soares, Fernando.
J. bras. patol. med. lab ; 40(5): 351-357, set.-out. 2004. ilus, tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-388133

INTRODUÇAO:

O óxido nítrico (NO) é uma molécula mediadora de diversas funções, tais como vasodilatação, neurotransmissão e metabolismo do ferro. Os efeitos do NO na biologia tumoral são ambíguos e complexos. A atividade das sintases do óxido nítrico (NOS) tem sido demonstrada em diversos tumores humanos.

OBJETIVO:

Pesquisar a expressão das isoformas das NOS em carcinomas gástricos e correlacionar estes achados com características demográficas e histopatológicas destes tumores. MATERIAL E

MÉTODOS:

O estudo imuno-histoquímico das NOS (NOS-1, NOS-2 e NOS-3) foi realizado em 128 casos de carcinomas gástricos classificados de acordo com o sistema de Lauren.

RESULTADOS:

A positividade para NOS-1 foi detectada em 92/128 (70 por cento) dos casos, para NOS-2 em 36/128 (30 por cento) e para NOS-3 em 54/128 (42 por cento) dos casos. Na análise estatística observou-se correlação com o tipo intestinal e expressão de NOS-3, e tumores avançados mostraram maior expressão de NOS-2.

CONCLUSAO:

Os carcinomas gástricos mostram expressão das três isoformas de NOS, sendo as NOS constitutivas presentes em maior número de casos. A freqüente expressão de NOS induzida nos carcinomas gástricos avançados sugere uma participação de NOS na progressão e na disseminação tumoral na mucosa gástrica.
Biblioteca responsable: BR14.1