Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Dermatoses em pacientes infectados pelo HIV com a contagem de linfócitos CD4 / Dermatological disease among HIV-infected patients with CD4-lymphocyte count

Michelim, Lessandra; Atti, José Luiz; Panarotto, Daniel; Lovatto, Louise; Boniatti, Márcio Manozzo.
Rev. saúde pública ; 38(6): 758-763, dez. 2004. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-390727

OBJETIVO:

Correlacionar a prevalência das doenças dermatológicas entre pacientes infectados pelo HIV com a contagem de linfócitos CD4.

MÉTODOS:

Estudo de série de casos realizado na região de Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio da revisão de prontuários de pacientes com infecção pelo HIV internados em hospital público (198 pacientes, período de março de 1998 a junho de 2002) ou atendidos no ambulatório central universitário (40 pacientes, período de março a junho de 2002). As variáveis analisadas foram idade, sexo, contagem de linfócitos CD4, carga viral e doenças dermatológicas apresentadas pelo paciente. Os testes estatísticos utilizados foram o Teste t de Student, o de Spearman e o do qui-quadrado.

RESULTADOS:

A freqüência de doença dermatológica foi de 67,2 por cento entre os pacientes hospitalizados e de 75,0 por cento entre os pacientes ambulatoriais. Candidíase oral foi a doença dermatológica mais prevalente. Na população hospitalar, a média de células CD4 foi menor entre os pacientes com doença dermatológica dos sem doença dermatológica (142,34 células/mm vs 512,35 células/mm , respectivamente; p=0,018). O mesmo fenômeno foi observado na população ambulatorial (138,88 células/mm e 336,21 células/mm , respectivamente; p=0,001). Verificou-se, em ambas as populações, uma correlação negativa entre a contagem de CD4 e o número total de doenças dermatológicas apresentadas pelo paciente (p=0,000, população hospitalar; p=0,000, população ambulatorial).

CONCLUSÕES:

As doenças dermatológicas são altamente prevalentes entre os pacientes infectados pelo HIV, sendo que a freqüência e o número dessas manifestações correlacionam-se bem com o status imunológico do paciente e com a progressão da doença.
Biblioteca responsable: BR67.1