Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Efeitos da drenagem do líquido cérebro-espinhal na prevenção da paraplegia após o clampeamento da aorta torácica em modelo canino / Effects of cerebrospinal fluid drainage in the prevention of paraplegia after thoracic aorta cross-claping in a canine model

Mendonça, Célio Teixeira.
J. vasc. bras ; 3(3): 181-190, set. 2004. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-404075

Objetivos:

Determinar se a drenagem do líquido cérebro-espinhal poderia aumentar a pressão de perfusão da medula espinhal e prevenir a ocorrência de paraplegia após o clampeamento da aorta torácica em cães, além de correlacionar a pressão de perfusão da medula espinhal ao estado neurológico dos animais e ao grau de injúria histológica de suas medulas.

Métodos:

Os animais do grupo I (n=6)foram submetidos a uma toracotomia lateral esquerda sem clampeamento da aorta torácica; os animais do Grupo II (n=6) foram submetidos a uma toracotomia lateral esquerda com clampeamento da aorta torácica, e os animais do Grupo III (n=6)foram submetidos a uma toracotomia lateral esquerda com drenagem do líquido cérebro-espinhal, seguida de clampeamento da aorta torácica.

Resultados:

Todos os animais do Grupo II apresentaram lesão na medula espinhal; os animais do Grupo I e III eram neurologicamente normais (P=0,00108), A pressão de perfusão da medula espinhal dos animais dos Grupos I e III foi maior que a dos animais do Grupo II (P=0,000). A histologia da medula espinhal dos Grupos I e III mostrou aspecto normal; no Grupo II havia infarto dos neurônios motores.

Conclusões:

A drenagem do líquido cérebro-espinhal foi eficiente em diminuir o índice de paraplegia após clampeamento da aorta torácica em cães. Deve-se esse efeito protetor à redução da pressão do líquido cérebro-espinhal, com o conseqüente aumento da pressão de perfusão da medula espinhal.
Biblioteca responsable: BR44.1