Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Estudo comparativo do envelhecimento do sistema capilar dos músculos: diafragma e reto anterior do abdome em ratos. Futuro modelo para o estudo de atividade física? / A comparative study on the aging process of muscles' capillary system: diaphragm and rectus abdominis in rats. A future model for physical activity studies?

Leme, Luiz E. Garcez; Rodrigues, Consuelo Junqueira; Rodrigues Júnior, Aldo Junqueira; Carvalho Filho, Eurico Thomaz de; Leme, Mariana Deckers; Leivas, Tomás P.
Acta ortop. bras ; 13(4): 186-188, 2005. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-416959
No presente estudo as alterações etárias no sistema capilar foram investigadas nos músculos diafragma e reto anterior do abdome em ratos de 1, 8 e 18 meses de idade. Os padrões de ativação destes músculos diferem em que o diafragma é regularmente mobilizado muitas vezes a cada minuto durante toda a vida do animal, enquanto o reto anterior do abdome, embora mobilizado na respiração seja ativado de maneira muito menos freqüente e regular. As fibras musculares foram pré-incubadas em pH 4,35 e fixadas pelo método de Padykula e Herman para estudar a atividade miofibrilar da ATP-ase, tornando possível a separação das fibras em três grupos oxidativa lenta (I); glicolítica oxidativa rápida (IIA) e oxidativa rápida (IIB) e a identificação dos capilares ao redor das fibras no mesmo corte. A relação capilar/fibra e a densidade capilar foram obtidas. A análise da relação capilar/fibra e da área entre os dois tipos musculares mostrou padrões diferentes de desenvolvimento capilar, no envelhecimento, das fibras não fatigáveis (I e IIA) do músculo diafragma em comparação com o reto anterior do abdome. Estas diferenças etárias do diafragma e reto anterior do abdome poderiam estar relacionadas à contínua contração diafragmática e poderia vir a ser este um modelo natural de exercício permanente e envelhecimento muscular.
Biblioteca responsable: BR734.1