Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Repercussão nutricional na insuficiência cardíaca avancada e seu valor na avaliacão prognóstica / Nutritional repercussion in advanced heart failure and its value in prognostic assessment

Veloso, Luís Guilherme; Oliveira Junior, Mucio Tavares de; Munhoz, Robson Tadeu; Morgado, Paulo Cesar; Ramires, José Antonio Franchini; Barretto, Antonio Carlos Pereira.
Arq. bras. cardiol ; 84(6): 480-485, jun. 2005. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-420010

OBJETIVO:

Analisar a repercussão nutricional na insuficiência cardíaca e suas relacões com a disfuncão ventricular esquerda e a mortalidade.

MÉTODOS:

Estudou-se uma série de parâmetros nutricionais num grupo de 95 pacientes com insuficiência cardíaca crônica avancada decorrente de cardiomiopatia dilatada e idade < 65 anos, sem evidências de doencas concomitantes. Foram verificados a duracão dos sintomas, o diâmetro diastólico final e a fracão de ejecão do ventrículo esquerdo. A avaliacão nutricional incluiu a percentagem ideal do peso, a espessura da prega tricipital, os percentis da circunferência da massa muscular do braco, os níveis séricos de albumina e a contagem global dos linfócitos.

RESULTADOS:

A situacão nutricional esteve alterada em 45,3 por cento a 94,7 por cento dos pacientes conforme o parâmetro da avaliacão empregado. Não houve correlacão entre os parâmetros nutricionais e a duracão dos sintomas, nem com o grau de disfuncão ventricular. Este grupo de pacientes teve uma evolucão homogênea e 75,8 por cento dos pacientes faleceram num tempo médio de 21,86 semanas. O diâmetro diastólico e a fracão de ejecão do ventrículo esquerdo não permitiram predizer a sobrevida. Uma massa corpórea diminuída identificou um grupo com maior risco de morte. A percentagem ideal do peso corpóreo foi preditiva da sobrevida (p=0,0352), os pacientes com menos de 80 por cento do peso ideal tiveram um risco relativo maior de morte de 1,99 (1,12-3,02) (p=0,0132).

CONCLUSAO:

A desnutricão é freqüente nos pacientes com insuficiência cardíaca avancada e cardiomiopatia dilatada. A massa corpórea reduzida foi melhor preditor de sobrevida do que a fracão de ejecão do ventrículo esquerdo, nos pacientes em fase avancada de comprometimento miocárdico.
Biblioteca responsable: BR1.1