Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Sucção digital: observação em ultra-sonografia e em recém-nascidos / Evaluation of digital sucking by prenatal ultrasound and in newborns

Tenório, Maria Dânia Holanda; Rocha, José Elias Soares da; Fraga, Angelina Bossi; Tenório, Diene Maria Holanda; Pereira, Pakiza Santosda.
Radiol. bras ; 38(6): 435-438, nov.-dez. 2005. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-421248

OBJETIVO:

Observar a sucção digital ou da mão em fetos, identificar os fatores relacionados à gravidez de importância para sua manifestação e identificar, após o nascimento do bebê, a permanência da sucção digital.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Dois exames de ultra-sonografias fetais foram realizados em 55 gestantes, nos períodos de 20-24 e 25-32 semanas. Para avaliar os fatores relacionados à gravidez, foram utilizados questionários. Para identificar a permanência da sucção digital, visitas foram realizadas uma semana após o nascimento.

RESULTADOS:

A sucção digital foi detectada na maioria dos fetos, exceto em 20. Estatisticamente não houve diferenças significativas entre estado de saúde da gestante e o grau de aceitação da gravidez com a manifestação da sucção digital em fetos. O teste Q de Cochran não evidenciou diferenças significativas entre os sinais de sucção digital em fetos e a instalação do hábito em recém-nascidos.

CONCLUSÃO:

A ultra-sonografia é um método importante para a observação de sinais de sucção digital em fetos. Esses sinais não implicam hábito bucal após o nascimento.
Biblioteca responsable: BR734.1