Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliacão radiográfica da idade óssea em criancas infectadas pelo HIV por via vertical / Bone age assessment in children with vertically transmitted HIV infection

Oliveira, Helena Willhelm de; Veeck, Elaine Bauer; Souza, Paulo Henrique Couto; Fernandes, Angela.
Radiol. bras ; 39(1): 27-31, jan.-fev. 2006. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-423387

OBJETIVO:

O presente trabalho teve por objetivo avaliar o desenvolvimento de criancas infectadas pelo vírus da imunodeficiência adquirida (HIV) por contaminacão vertical, comparando-se dois métodos determinantes da idade óssea.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Analisou-se uma amostra de 100 criancas, com idades variando de 4 anos e 2 meses a 11 anos e 9 meses, que realizaram radiografias de mão e punho tecnicamente padronizadas e que, posteriormente, foram analisadas segundo os critérios dos métodos de Greulich e Pyle (1959) e de Eklõf e Ringertz (1967).

RESULTADOS:

Os resultados obtidos mostraram diferencas estatísticas entre os métodos de análise radiográfica do desenvolvimento esquelético utilizados, com destaque para a maior sensibilidade em relacão ao método de Eklõf e Ringertz (p < 0,05). O grupo feminino apresentou diferencas estatisticamente significantes entre os casos controle e HIV+ (sete casos) quando avaliados por este método (p < 0,05).

CONCLUSAO:

Constatou-se, com a presente pesquisa, que houve a influência do HIV sobre o desenvolvimento esquelético neste grupo de pacientes.
Biblioteca responsable: BR734.1