Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Desempenho de pontos de corte do índice de massa corporal de diferentes referências na predição de gordura corporal em adolescentes / Accuracy of different body mass index reference values to predict body fat in adolescents

Vieira, Ana Carolina Reiff e; Alvarez, Marlene Merino; Marins, Vânia Maria Ramos de; Sichieri, Rosely; Veiga, Gloria Valeria da.
Cad. saúde pública ; 22(8): 1681-1690, ago. 2006. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-430932
Avaliamos a acurácia de pontos de corte do índice de Massa Corporal (IMC) para identificar adolescentes com sobrepeso, comparando com percentual de gordura corporal, estimado pela bioimpedância elétrica, em uma amostra probabilística de 610 adolescentes de 12 a 19 anos (222 meninos e 388 meninas), estudantes de escolas públicas de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. A curva ROC foi utilizada para avaliar a sensibilidade e especificidade de pontos de corte de IMC de uma referência nacional, duas norte-americanas e uma internacional. Os pontos de corte da amostra estudada foram inferiores aos das demais referências, com sensibilidade de 76 por cento a 95 por cento e especificidade de 75 por cento a 95 por cento. Os pontos de corte nacionais foram também mais sensíveis (53 por cento a 100 por cento), se comparados às outras referências (40 por cento a 86 por cento). O critério internacional apresentou melhor sensibilidade para adolescentes mais velhos e as referências americanas, para os mais jovens. O IMC foi um bom proxy de adiposidade, mas o uso de pontos de corte de referências de outras populações merece cautela, pois pode gerar erro na classificação de adolescente com sobrepeso em até 60 por cento.
Biblioteca responsable: BR1.1