Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Úlcera péptica gastroduodenal e infecção pelo Helicobacter pylori na criança e adolescente / Gastroduodenal peptic ulcer and Helicobacter pylori infection in children and adolescents

Bittencourt, Paulo F. S; Rocha, Gifone A; Penna, Francisco J; Queiroz, Dulciene M. M.
J. pediatr. (Rio J.) ; 82(5): 325-334, Sept.-Oct. 2006.
Artículo en Portugués, Inglés | LILACS | ID: lil-438348

OBJETIVO:

Apresentar aspectos relevantes relativos à úlcera péptica gastroduodenal e à infecção pelo Helicobacter pylori na criança e adolescente. FONTES DOS DADOS Livros técnicos e bases de dados MEDLINE e LILACS de 1966 a 2006. SíNTESE DOS DADOS A úlcera péptica na criança e adolescente pode ser primária, associada à infecção pelo H. pylori, ou secundária, na qual os mecanismos etiopatogênicos dependem da doença de base. A infecção é adquirida predominantemente na infância, com taxas de prevalência que variam de 56,8 a 83,1 por cento nas crianças que vivem nas regiões mais pobres do Brasil e de aproximadamente 10 por cento nas crianças abaixo de 10 anos de idade nos países desenvolvidos. A infecção pode ser diagnosticada por métodos invasivos, que investigam a presença da bactéria, ou de DNA, RNA ou produtos bacterianos em fragmentos de biópsia da mucosa gástrica obtida à endoscopia; também pode ser diagnosticada através de métodos não-invasivos, que compreendem a pesquisa de anticorpos anti-H. pylori em amostras de soro, urina ou saliva, a pesquisa de antígenos da bactéria nas fezes e o teste respiratório com uréia marcada com carbono-13. O método de escolha para o diagnóstico da úlcera péptica é a endoscopia digestiva alta, com a vantagem adicional de, durante o procedimento, permitir a obtenção de fragmentos de mucosa gástrica para o diagnóstico da infecção e estudo histopatológico.

CONCLUSÕES:

A infecção por H. pylori é a principal causa de úlcera péptica na infância. A erradicação da bactéria com antimicrobiano é acompanhada de cura da doença, sendo, portanto, indicada em todas as crianças H. pylori-positivas com úlcera péptica em atividade, recorrente, cicatrizada ou complicada.
Biblioteca responsable: BR1.1