Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Preditores do retardo de crescimento linear em pré-escolares: uma abordagem multinível / Determinants of linear growth retardation in Brazilian preschool children: a multilevel approach

Oliveira, Lucivalda P. M; Barreto, Mauricio L; Assis, Ana Marlúcia O; Braga-Junior, Antonio C. R; Nunes, Maria F. F. Pussik; Oliveira, Nelson F; Benício, Maria Helena D'aquino; Venâncio, Sônia Isoyama; Saldiva, Sílvia Regina D. Médici; Escuder, Maria Mercedes Loureiro.
Cad. saúde pública ; 23(3): 601-613, mar. 2007. tab
Artículo en Portugués | LILACS, SES-SP | ID: lil-441989
Este estudo teve como objetivo identificar os determinantes do déficit de crescimento linear em crianças menores de cinco anos, utilizando modelagem multinível. Foi estudada uma amostra de 3.746 pré-escolares de 15 municípios brasileiros (dez do Estado da Bahia e cinco do Estado de São Paulo), construída em três estágios (municípios, domicílios e crianças). Os dados municipais foram obtidos do censo demográfico de 1991. Os dados referentes aos indivíduos e domicílios foram coletados entre 1999 e 2001, constando de questionários estruturados e medições de peso e altura das crianças. Para análise utilizou-se o programa MLwiN. No modelo multinível final observou-se que baixo IDH e inadequada assistência pré-natal, no nível dos municípios; baixas condições ambientais, econômicas e da escolaridade materna, no nível dos domicílios; o baixo peso ao nascer, esquema vacinal incompleto, história prévia de desnutrição e ausência do aleitamento ao peito, no nível das crianças, mostraram-se fortemente associados ao déficit do crescimento linear das crianças estudadas. A variabilidade total da desnutrição explicada pelo modelo foi de 27,4 por cento, desta, 51,3 por cento, 33 por cento e 15,7 por cento foram explicadas, respectivamente, pelas variáveis dos níveis da criança, do domicílio e do município.
Biblioteca responsable: BR526.1