Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Elevada incidência de anormalidades cromossômicas numéricas detectadas por FISH multicentromérico em pacientes com mieloma múltiplo / High incidence of chromosomal numerical abnormalities by multicentromeric FISH in multiple myeloma patients

Chauffaille, Maria de Lourdes L. F; Ribeiro Júnior, Aníbal; Yamamoto, Mihoko; Rodrigues, Maria Madalena; Almeida, Manuella S. S; Ribas, Christian; Calheiros, Luis A; Colleoni, Giselle W. B.
J. bras. patol. med. lab ; 43(1): 17-23, fev. 2007.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-448530
Este estudo objetivou detectar as alterações genéticas em pacientes com mieloma múltiplo (MM), usando o método de hibridação in situ por fluorescência em interfases (FISH interfásico). Para detectar as alterações numéricas foram usadas sondas multicentroméricas e para os rearranjos mais freqüentemente observados na doença foram utilizadas as sondas lócus específicas para IGH, P53, ciclina D1 e RB1. Foram estudados 34 pacientes com MM em estágio avançado, ainda que recém-diagnosticados, 97 por cento dos quais apresentaram anormalidades numéricas detectadas por FISH, sendo 75 por cento hiperdiplóides, 18 por cento hipodiplóides e 3 por cento tri/tetraplóides. Em relação às demais anormalidades, a deleção 13q foi encontrada em 30 por cento dos casos e o rearranjo IGH, em 25 por cento. Agrupando os pacientes com hipodiploidia e com deleção 13q14 (grupo desfavorável) e comparando-os com os demais (grupo não-desfavorável), houve tendência a pacientes jovens no grupo desfavorável (p = 0,06) e níveis de hemoglobina (Hb) significativamente mais baixos (< 8,5 g/dl, p = 0,03).
Biblioteca responsable: BR14.1