Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Análise dos índices de Helkimo e craniomandibular para diagnóstico de desordens temporomandibulares em pacientes com artrite reumatóide / Analysis of helkimo and craniomandibular indexes for temporomandibular disorder diagnosis on rheumatoid arthritis patients

Cunha, Suzana C. da; Nogueira, Ricardo Viana Bessa; Duarte, Ângela Pinto; Vasconcelos, Belmiro Cavalcanti do Egito; Almeida, Renata de Albuquerque Cavalcanti.
Rev. bras. otorrinolaringol ; 73(1): 19-26, jan.-fev. 2007. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-449701

OBJETIVO:

O estudo teve como finalidade avaliar a utilização de dois índices (Helkimo e craniomandibular) para o diagnóstico da desordem temporomandibular (DTM) em pacientes com Artrite Reumatóide (AR).

MATERIAIS E MÉTODOS:

A amostra foi de 80 pacientes divididos em dois grupos pacientes com AR e pacientes sem AR. Em ambos os grupos os dois índices foram utilizados. No diagnóstico da DTM foram avaliados os seguintes sinais e sintomas dor na ATM; limitação de abertura de boca e ruídos articulares.

RESULTADOS:

Os resultados mostram que dos pacientes com AR 87,1 por cento eram do gênero feminino e 12,9 por cento do masculino. Entre os pacientes sem AR, 70 por cento eram do gênero feminino e 30 por cento do masculino. A idade dos pacientes com AR variou de 24 a 78 anos. Entre os pacientes sem AR, a idade variou de 22 a 72 anos. Foi verificado que a prevalência de DTM foi mais elevada no grupo de pacientes com AR (98,6 por cento - Helkimo e 87,1 por cento - craniomandibular) do que no grupo sem a doença (80 por cento - Helkimo e 50 por cento - craniomandibular).

CONCLUSÃO:

Em resumo, temos que ambos os índices são capazes de diagnosticar a desordem temporomandibular em pacientes com AR, entretanto o índice de Helkimo é menos preciso.
Biblioteca responsable: BR1.1