Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Efeito de diferentes doses de enxofre no consumo voluntário e nas populações de protozoários do rúmen de novilhas mestiças alimentadas com capim-elefante de baixa qualidade / Effect of different doses of sulfur on voluntary intake of low-quality elephant grass and estimates of ruminal protozoa populations in crossbred heifers

Vidal, Juliana Miacci; Paiva, Paulo César de Aguiar; Arcuri, Pedro Braga; Lopes, Fernando César Ferraz; Zaquini, Leonardo.
Ciênc. agrotec., (Impr.) ; 31(1): 218-222, jan.-fev. 2007. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-454339
O experimento foi conduzido no Campo Experimental de Coronel Pacheco - MG da EMBRAPA Gado de Leite. O efeito de doses de enxofre (sulfato de amônio, 0,15; 0,31; 0,46 e 0,92 por cento de S na matéria verde / dia) na população de protozoários ruminais, foi avaliado utilizando-se quatro novilhas 7/8 Holandês X Zebu, arranjadas em um quadrado latino de 4 x 4. Forneceu-se diariamente capim-elefante de baixa qualidade (76,1 por cento FDN na MS), picado, com correção do teor de PB para 7 por cento com uréia, mais mistura mineral sem enxofre fornecida diretamente no rúmen. Foram feitas amostragens do conteúdo ruminal, uma hora após a alimentação. A estimativa das populações microbianas ruminais foi realizada por microscópica direta. Os resultados foram transformados para logaritmos decimais e avaliados estatisticamente. Não houve diferença significativa entre os tratamentos para microrganismos. O tratamento 0,92 por centoS apresentou o menor consumo de matéria seca e ainda, causou início de intoxicação em dois animais. De acordo com esses resultados, doses de 0,31 por cento de enxofre adicionadas a dieta promoveram o incremento das populações de microganismos ruminais e com isso um maior consumo voluntário.
Biblioteca responsable: BR1.1