Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Telefone celular: domínio ou incógnita médica? / Mobile phone: physician’s awareness or unfamiliarity

Cvintal, Victor; Perestrelo, Vanessa B; Harada, Renata M; Akerman, Marco.
Arq. méd. ABC ; 31(2): 61-66, jul.-dez. 2006. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-457908

Introdução:

A abrangência do uso do telefone celular suscita indagações e debates sobre possíveis efeitos aos seres humanos. O conhecimento adequado dos seus riscos à saúde poderia guiar políticas de saúde pública. O objetivo desta pesquisa é apresentar uma revisão dos trabalhos publicados nas últimas décadas sobre o tema e cotejá-los com o nível de conhecimento de alunos de medicina sobre a evolução do assunto.

Metodologia:

O trabalho foi dividido em duas etapas a) pesquisa via internet, http//www.pubmed.gov, usando a palavra-chave mobile phones; b) questionário, realizado por sorteio, de 30 alunos de cada ano letivo do curso de Medicina da FMABC de 2002 (n=180), avaliando a possibilidade de o aluno possuir um aparelho celular móvel e seu nível de conhecimento sobre artigos relacionados ao tema.

Resultados:

a) Os artigos incluídos (127) foram agrupados segundo as variáveis “temas” e “categoria de risco”; b) da enquete, 95,93% dos alunos referiram possuir telefone celular, enquanto apenas 32% possuíam conhecimento adequado sobre os riscos da saúde. Discussão Apesar de a maioria dos estudantes possuir o aparelho, apenas uma minoria detinha um conhecimento mais apurado sobre o assunto. A tendência deste pouco conhecimento dos alunos não segue os padrões de evidências (temas e categorias de risco) encontrados pela pesquisa na internet.

Conclusão:

O nível de conhecimento sobre temas lidos pelos alunos diverge daqueles obtidos na rede mundial de computadores, sugerindo a atualização de profissionais da saúde a campos ainda incógnitos e ilustrando um novo conteúdo literário àqueles responsáveis pela orientação da saúde pública.
Biblioteca responsable: BR1342.1