Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Cardiopatia congênita no recém-nascido: da solicitação do pediatra à avaliação do cardiologista / Congenital heart diseases in the newborn: from the pediatrician's request to the cardiologist's evaluation

Rivera, Ivan Romero; Silva, Maria Alayde Mendonça da; Fernandes, José Maria Gonçalves; Thomaz, Ana Claire Pimenteira; Soriano, Cláudio Fernando Rodrigues; Souza, Maria Goretti Barbosa de.
Arq. bras. cardiol ; 89(1): 6-10, jul. 2007. graf, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-459809

OBJETIVO:

Analisar a importância dos sintomas, como motivo de interconsulta com o cardiologista pediátrico, no diagnóstico de cardiopatias congênitas (CC) em recém-nascidos (RN).

MÉTODOS:

Estudo prospectivo de RN vivos encaminhados para avaliação cardiológica, com realização de eletrocardiografia, radiografia de tórax e ecocardiografia. Solicitação de interconsulta mediante preenchimento de ficha de múltipla escolha, constando os sintomas e sinais sugestivos de CC. Persistência do canal arterial (PCA) sem repercussão clínica e/ou hemodinâmica não foi considerada cardiopatia.

RESULTADOS:

Entre 1999 e 2002, foram estudados 358 dentre 3.716 RN, demonstrando 49 casos de CC e 128 de PCA. A prevalência de CC foi de 13,21.000 RN. O principal motivo para interconsulta com o cardiologista foi sopro em 256 (72 por cento) dos RN, dentre os quais 39 (15 por cento) eram portadores de CC e 91 por cento dos 128 casos, de PCA. Em 14 (4 por cento) dos RN, o motivo de interconsulta foi cianose, dentre os quais 8 (57 por cento) eram portadores de CC. Insuficiência cardíaca foi o motivo de interconsulta em 37 (10 por cento) dos RN, dentre os quais 17 (46 por cento) eram portadores de CC. Arritmia, malformações congênitas associadas ou cromossomopatias foram os motivos de interconsulta em 14 por cento dos casos.

CONCLUSÃO:

O principal motivo da interconsulta foi ausculta de sopro. Apesar de cianose e insuficiência cardíaca serem pouco freqüentes como motivo de interconsulta, sua presença indicou alta probabilidade de diagnóstico de cardiopatia. A triagem pediátrica tem papel importante para o diagnóstico.
Biblioteca responsable: BR1.1