Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação do grau de paralelismo no preparo de dentes suportes obtido por três técnicas / Evaluation of parallelism degree in the tooth support preparation using three different techniques

Yamamoto, Eron Toshio Colauto; Uemura, Eduardo Shigueyuki; Borges, Alexandre Luiz Souto; Umetsubo, Otávio Shoiti; Banzi, Éfani Caroline de Freitas.
RGO (Porto Alegre) ; 54(4): 328-333, out.-dez. 2006. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: lil-461702
A proposta deste estudo foi avaliar a influência de três técnicas de transferência de planos guia para boca, a influência da experiência do operador, da região (anterior e posterior), da arcada (inferior e superior) e a interação destas quanto ao preparo de planos de guia confeccionados nas faces proximais de dentes suportes para prótese parcial removível. Foram instruídos 10 operadores (cirurgiões dentistas), 5 com mais de 5 anos de experiência e 5 alunos do último ano de graduação da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". Cada operador utilizou três técnicas que foram método à mão livre, método com pino guia e método com delineador intrabucal (ParalAB), em manequins simulando classe três de Kennedy. A análise estatística ANOVA e o teste de Tukey foram os métodos utilizados para a interpretação dos resultados. Concluiu-se que a técnica que empregou o delineador intrabucal ParalAB obteve melhor paralelismo, seguido pela técnica com Pino Guia e pela técnica à Mão Livre. De acordo com a metodologia aplicada, foi possível concluir que a técnica empregada na realização dos preparos de planos de guia para a boca influencia na inclinação das superfícies produzidas, e que a experiência do operador interfere no grau de paralelismo executado por qualquer técnica, exceto os resultados obtidos pela técnica com ParalAB que usou um delineador intrabucal. A arcada superior e a região anterior tiveram melhores resultados em ambos os operadores.
Biblioteca responsable: BR541.1