Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Versão brasileira da Escala Cornell de depressão em demência (Cornell depression scale in dementia) / Brazilian version of the Cornell depression scale in dementia

Carthery-Goulart, Maria Teresa; Areza-Fegyveres, Renata; Schultz, Rodrigo R; Okamoto, Ivan; Caramelli, Paulo; Bertolucci, Paulo Henrique F; Nitrini, Ricardo.
Arq. neuropsiquiatr ; 65(3b): 912-915, set. 2007. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-465207

OBJETIVO:

Tradução e adaptação da escala Cornell de depressão em demência e verificação da confiabilidade entre e intra-examinadores da versão na língua portuguesa.

MÉTODO:

A versão original da Escala Cornell foi traduzida para o português por firma especializada em tradução de textos médicos e retrotraduzida para o inglês por outros dois tradutores independentes. As divergências de tradução foram identificadas e discutidas, chegando-se à versão que foi submetida à pré-teste para adaptação sócio-cultural. Após esta adaptação, obteve-se a versão final que foi administrada a amostra de 29 pacientes com doença de Alzheimer provável e aos seus cuidadores.

RESULTADOS:

A versão final da escala mostrou-se de fácil aplicação e obteve boa confiabilidade intra-examinador (Kappa=0,77; p<0,001) e entre-examinadores (Kappa=0,76; p<0,001).

CONCLUSÃO:

A versão brasileira da Escala Cornell é um instrumento que pode ser utilizado para avaliação e acompanhamento de depressão em pacientes com demência.
Biblioteca responsable: BR1.1