Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Simulação computadorizada do perfil facial em cirurgia ortognática: precisão cefalométrica e avaliação por ortodontistas / Prediction of soft-tissue profile by video imaging in orthognathic surgery: cephalometric accuracy and orthodontists' judgement

Motta, Alexandre Trindade Simões da; Brunharo, Ione Helena Portela; Miguel, José Augusto Mendes; Capelli Júnior, Jonas; Medeiros, Paulo José D'Albuquerque; Almeida, Marco Antonio de Oliveira.
Rev. dent. press ortodon. ortopedi. facial ; 12(5): 71-84, set.-out. 2007. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-465907

OBJETIVO:

verificar a precisão de um programa de simulação computadorizada na predição de alterações no perfil facial em diferentes tipos de cirurgia ortognática.

METODOLOGIA:

utilizou-se radiografias e fotografias de perfil das fases pré-cirúrgica e final de 32 pacientes. As movimentações esqueléticas do procedimento cirúrgico foram reproduzidas no traçado pré-cirúrgico, gerando mudanças no perfil mole, originando o traçado e a imagem predictiva de perfil. Analisou-se o perfil da amostra total e dividida em dois grupos, sem cirurgias no sentido vertical (AP) e com cirurgias de impacção ou reposicionamento inferior da maxila (V). Comparou-se cefalometricamente pontos do perfil mole dos traçados predictivo e final. As imagens predictivas computadorizadas foram comparadas com as imagens finais por 20 ortodontistas, que avaliaram cinco regiões perfil total, nariz, lábio superior, lábio inferior e mento. RESULTADOS E

CONCLUSÕES:

observou-se variabilidade de posicionamento dos pontos do perfil, com mais de 60 por cento dos erros até 2mm e 17 por cento acima de 3mm. Diferenças significativas entre os pontos foram mais freqüentes no sentido vertical. Os ângulos nasolabial e mentolabial predictivos apresentaram-se mais agudos que os finais. As notas médias encontradas na análise subjetiva variaram de 56 para o lábio inferior a 75,42 para o nariz. As imagens predictivas não apresentaram diferenças significativas de qualidade entre os grupos. Em comparação com outros sistemas de simulação computadorizada, este programa pode ser considerado útil na prática clínica ortodôntica e cirúrgica. Entretanto, diante de algumas limitações observadas, recomenda-se cautela no planejamento e apresentação do caso, considerando que algumas predições podem exigir melhorias com ferramentas de ajuste.
Biblioteca responsable: BR22.1