Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Tratamento da pseudartrose infectada da tíbia pelo método de Ilizarov: técnica do encurtamento agudo com subseqüente alongamento / Treatment of infected pseudoarthrosis of the tibia by Ilizarov's method: technique using acute compression and subsequent distraction

Borges, Jorge Luiz; Lopes Júnior, Osmar; Kim, Jung Ho; Milani, Carlo.
Rev. bras. ortop ; 42(9): 278-284, set. 2007. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-467401

OBJETIVO:

Comprovar a eficácia do tratamento da pseudartrose infectada da tíbia pelo método de Ilizarov, utilizando a técnica do encurtamento agudo do foco da pseudartrose com posterior alongamento ósseo.

MÉTODOS:

Foram estudados 20 pacientes adultos portadores de pseudartrose unilateral infectada da tíbia, tratados no período entre novembro de 1993 e setembro de 2000. No pós-operatório, os pacientes foram avaliados quanto a dor, necessidade de órtese, avaliação da mobilidade articular, retorno às atividades normais do dia-a-dia e/ou do trabalho, consolidação da pseudartrose, cura da infecção, existência de deformidades ósseas, discrepância no comprimento dos membros e consolidação óssea na área do regenerado ósseo.

RESULTADOS:

Os resultados funcionais foram excelentes em 10 pacientes (50 por cento), bons em oito (40 por cento), regulares em um (5 por cento) e ruins em um paciente (5 por cento). O tempo de consolidação da pseudartrose, do segmento ósseo alongado e o tempo de uso do fixador foram proporcionais à extensão da perda óssea.

CONCLUSÃO:

O método de Ilizarov, associado ao encurtamento agudo com subseqüente alongamento ósseo, mostrou-se eficaz para o tratamento da pseudartrose infectada da tíbia.
Biblioteca responsable: BR26.1