Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Perda de nitrogênio pela Brachiaria decumbens após a antese: relação com a umidade do solo / Nitrogen loss through Brachiaria decumbens after anthesis stage: relation with soil moisture

Franco, Henrique Coutinho Junqueira; Damin, Virgínia; Franco, Ademir; Moraes, Milton Ferreira; Trivelin, Paulo Cesar Ocheuze.
Ciênc. rural ; 38(1): 96-102, jan.-fev. 2008. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-469997
Com o objetivo de avaliar a perda de N por plantas de Brachiaria decumbens no estádio da pós-antese relacionada com a umidade do solo, realizou-se um experimento em casa-de-vegetação, em delineamento inteiramente casualizado, com três tratamentos e seis repetições. Os tratamentos do estudo constaram da colheita de plantas nos seguintes estádios e condições de umidade do solo (a) A60 estádio de antese e com umidade do solo mantida a 60 por cento da capacidade máxima de retenção de água; (b) PA60 estádio de pós-antese ou maturidade com umidade do solo mantida a 60 por cento da capacidade máxima de retenção de água; e (c) PA20 pós-antese com umidade estabelecida após a antese de 20 por cento da capacidade máxima de retenção de água do solo. As plantas de Brachiaria decumbens, cultivadas em vasos preenchidos com solo arenoso, foram fertilizadas com sulfato de amônio-15N (800mg vaso-1 de N). As plantas dos tratamentos pós-antese (PA60 e PA20) foram colhidas após 17 dias do início do florescimento. O balanço de N do sulfato de amônio (15N) no sistema solo-planta indicou perdas de N, presumivelmente pela parte aérea das plantas de Brachiaria decumbens, no estádio de pós-antese (tratamento PA60), da ordem de 25 por cento em relação ao de antese (A60). A perda de N na pós-antese avaliada no tratamento com déficit hídrico (PA20) foi reduzida comparativamente ao PA60, sendo da ordem de 11 por cento em relação ao tratamento A60.
Biblioteca responsable: BR1.1