Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Experiência em projeto: "Enxergando através das mãos" / \"Vision through the hands\": experience of a project

Ventura, Roberta; Ventura, Liana; Brandt, Carlos; Ferraz, Daniel; Ventura, Bruna.
Arq. bras. oftalmol ; 70(5): 823-826, set.-out. 2007. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-470100

OBJETIVO:

A Fundação Altino Ventura realizou o projeto "Enxergando através das mãos", com o objetivo de investigar a situação atual da múltipla deficiência no estado de Pernambuco, verificar a demanda reprimida nesta área e analisar relevância para implantação de um centro especializado de referência para o diagnóstico e tratamento desses pacientes.

MÉTODOS:

Foi avaliado o perfil de um grupo de pacientes atendidos em cinco serviços de referência do grande Recife. Os casos foram avaliados quanto a ocorrências perinatais, inclusão social e dificuldades de acesso aos serviços especializados. Promoveu-se o atendimento oftalmológico especializado e o tratamento indicado para cada caso. O projeto foi desenvolvido de forma prospectiva, seguindo protocolo e organograma previamente elaborados. Os atendimentos foram realizados em seis dias não consecutivos, durante os quais todos os casos passavam pelas etapas de entrevista dos genitores e exame oftalmológico completo. Durante o período de espera entre entrevista e exame oftalmológico os pacientes realizavam atividades lúdicas com artistas plásticas. Contou-se com equipe multidisciplinar de 31 profissionais.

RESULTADOS:

Foram atendidos 309 pacientes. Estavam incluídos na sociedade 83,1 por cento dos pacientes, apenas 45,4 por cento freqüentavam escola (normal ou especial). A dificuldade de acesso aos serviços na área de oftalmologia foi relatada por 51,1 por cento dos casos. Foram identificadas 274 crianças com múltiplas deficiências, destas, 154 (56,2 por cento) nunca haviam sido examinadas pelo oftalmologista e 33 por cento tinham baixa de visão (inferior à 20/60 na tabela de Snellen). Os diagnósticos oftalmológicos mais freqüentes foram erro refracional, estrabismo, ambliopia, alterações do nervo óptico (glaucoma e atrofia), e catarata. Foram prescritos e doados 84 óculos.

CONCLUSÃO:

O projeto foi pioneiro na região, permitindo a obtenção de importantes dados quanto à problemática da deficiência...
Biblioteca responsable: BR1.1