Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Uveíte das espondiloartropatias: prevalência e relação com doença articular / Uveitis and spondyloarthritis: prevalence and relationship with joint disease

Skare, Thelma Larocca; Silva, Thiago Quinaglia; Pastro, Paulo Cesar.
Arq. bras. oftalmol ; 70(5): 827-830, set.-out. 2007. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-470101

OBJETIVOS:

Estudar a prevalência de uveítes na população local de espondiloartropatias e sua relação temporal com achados articulares.

MÉTODOS:

Foram revisados prontuários de 77 pacientes com espondiloartropatias atendidos no ambulatório de reumatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, para diagnóstico do tipo de espondiloartropatia, sexo, idade, presença e tipo de uveite, tempo decorrido entre as primeiras manifestações oculares e as articulares.

RESULTADOS:

Uveíte foi encontrada em 12 dos 77 pacientes (15,6 por cento), sendo anterior em 83,3 por cento dos casos. O aparecimento da uveíte foi semelhante em todas as formas de espondiloartropatia (p=0,27) e não sofreu influência do sexo do paciente (p=0,74). O tempo médio de aparecimento dos sintomas oculares em relação ao diagnóstico articular foi de 4,04 meses para artrite reativa e 73 meses para espondilite anquilosante (p=0,009).

CONCLUSÕES:

A uveíte encontrada em pacientes com espondiloartropatia é, na sua grande maioria, anterior. O aparecimento da uveíte em relação aos sintomas articulares é mais precoce em casos de artrite reativa do que em espondilite anquilosante.
Biblioteca responsable: BR1.1