Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: contribuição diagnóstica de avaliação computadorizada de atenção visual / Attention-deficit/hyperactivity disorder: diagnostic contribution of a computerized assessment of visual attention

Coutinho, Gabriel; Mattos, Paulo; Araújo, Catia; Duchesne, Monica.
Arch. Clin. Psychiatry (Impr.) ; 34(5): 215-222, 2007. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-470337

OBJETIVO:

Identificar se o desempenho num teste de atenção visual permite diferenciar crianças e adolescentes portadoras de TDAH de indivíduos normais.

MÉTODOS:

102 crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH, segundo os critérios do DSM-IV, submeteram-se ao Teste de Atenção Visual (TAVIS-III) e tiveram seus desempenhos comparados a 678 controles pareados de um grupo controle. Os indivíduos foram selecionados de duas escolas particulares e uma escola pública, de modo seqüencial com autorização dos pais.

RESULTADOS:

Uma análise com curvas ROC revelou que os índices tempo médio de reação na tarefa de atenção seletiva, número de erros por omissão na tarefa de atenção alternada e número de erros por ação na tarefa de atenção sustentada, quando comprometidos simultaneamente, revelaram sensibilidade e especificidade elevadas, com um valor preditivo positivo de 87,5 por cento. O valor preditivo negativo da associação de escores normais naqueles três índices foi de 99 por cento.

CONCLUSÃO:

TAVIS-III revelou-se eficiente para discriminar indivíduos normais de portadores de TDAH nesta amostra.
Biblioteca responsable: BR66.1