Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Concordância interobservador na interpretação imuno-histoquímica da superexpressão do Her2 detectada por cinco diferentes anticorpos em array de carcinomas mamários / Interobserver agreement in scoring immunohistochemical overexpression of Her2 detected by five different antibodies on tissue microarrays of breast carcinomas

Nunes, Cristiana Buzelin; Rocha, Rafael Malagoli; Gouvêa, Agostinho Pinto; Tafuri, Luciene Simões de Assis; Marinho, Vanessa Fortes Zschaber; Rezende, Marina Alvarenga; Gobbi, Helenice.
J. bras. patol. med. lab ; 43(5): 373-379, set.-out. 2007. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-471123

OBJETIVO:

Estudar a concordância interobservador na interpretação da superexpressão imuno-histoquímica para a proteína Her2 empregando diferentes anticorpos em array de carcinomas mamários. MATERIAL E

MÉTODO:

Foi construído um array contendo dois cilindros (2 mm de diâmetro cada) de 25 carcinomas mamários. Cortes histológicos seriados do array foram submetidos à imuno-histoquímica utilizando-se cinco anticorpos anti-Her2 SP3 (NeoMarkers), HercepTest e A0485 (Dako), CB11 (Novocastra) e 4D5 (Genentech). Uma lâmina corada por cada anticorpo (total = cinco lâminas) foi submetida à avaliação individual por cinco observadores seguindo-se o sistema de escore proposto no HercepTestTM. Para a avaliação interobservador os resultados foram interpretados em três diferentes análises I (0; 1+; 2+; 3+); II (0 e 1+; 2+ e 3+) e III (0 e 1+; 2+; 3+) e aplicado o teste estatístico de kappa.

RESULTADOS:

A concordância interobservador foi boa quando os casos foram avaliados em quatro categorias (0; 1+; 2+; 3+). Quando avaliados em duas categorias (0 e 1+; 2+ e 3+), a concordância interobservador foi boa para os casos corados por SP3 e CB11 e muito boa para os corados por A0485, HercepTest e 4D5. Na análise III (0 e 1+; 2+; 3+), a concordância interobservador foi considerada moderada para os casos corados por CB11 e boa para os corados pelos outros anticorpos.

CONCLUSÃO:

A concordância interobservador foi considerada entre moderada e muito boa na avaliação dos cinco anticorpos. A menor concordância interobservador ocorreu nos casos com marcações fraca (1+) e moderada (2+). A experiência dos observadores influenciou as taxas de concordância.
Biblioteca responsable: BR14.1