Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Cirurgia de varizes em regime de mutirão / A task force for varicose vein surgery / A task force for varicose vein surgery

Virgini-Magalhães, Carlos Eduardo; Salvadori, Rosaly Alves Marçal; Fagundes, Felipe Borges; Gomes, Cristiane Ferreira de Araújo; Grupilo, Carlos Eduardo Ribeiro; Albuquerque, Renato Maranhão de; Monteiro, Fábio; Faria, Gisele S. de.
J. vasc. bras ; 6(3): 231-237, set. 2007. graf, tab
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: lil-472912

CONTEXTO:

A cirurgia de varizes de membros inferiores é um dos procedimentos mais realizados dentro do Sistema Único de Saúde, através dos Mutirões de Cirurgias Eletivas. No entanto, não há informações detalhadas sobre os resultados dessa iniciativa, especialmente com relação à população que se beneficia dos mutirões.

OBJETIVO:

Apresentar e discutir o perfil dos pacientes operados durante o mutirão de varizes realizado em instituição pública de saúde.

MÉTODOS:

Os pacientes foram selecionados a partir de um cadastro organizado pelo Ministério da Saúde para o programa de cirurgias eletivas, e não havia vínculo prévio com a instituição hospitalar. Foi aplicado um protocolo de avaliação objetiva com os dados clínicos e perfil demográfico dos pacientes. Os pacientes foram estagiados de acordo com a classificação CEAP (clínica, etiológica, anatômica e fisiopatológica).

RESULTADOS:

No período entre setembro de 2005 e janeiro de 2006, 100 pacientes foram submetidos a cirurgia (106 procedimentos), com predominância do sexo feminino (85 por cento dos casos). A média de idade foi 35±9,8 anos. O grau de escolaridade predominante entre os pacientes foi o ensino fundamental, em 53 por cento dos casos. As classes C2 (49,5 por cento) e C3 (39 por cento) foram as mais freqüentes na avaliação clínica dos membros inferiores (classificação CEAP). Foram realizadas 106 cirurgias (100 pacientes). A anestesia mais utilizada foi o bloqueio (93 por cento dos procedimentos). Seis pacientes foram submetidos a procedimentos escalonados pelo grande volume de varizes de membros inferiores; 33 pacientes foram submetidos à safenectomia interna, sendo quatro safenectomias segmentares; e oito pacientes foram submetidos à safenectomia total bilateral.

CONCLUSÃO:

O perfil da população que se beneficiou dos mutirões sugerido neste trabalho é de pacientes jovens, do sexo feminino, com baixa escolaridade, sintomáticas do ponto de vista da doença venosa de membros...
Biblioteca responsable: BR44.1