Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Estudo comparativo entre duas técnicas de dosagem de metemoglobina (MHb) / Comparative study between two techniques of methemoglobin (MHb) determination

Camargo, Thiago Magalhães; Alves, MAria Izalina Ferreira; Oliveira, Sara de Jesus; Shitara, Edson S; Oshima-Franco, Yoko.
Rev. bras. anal. clin ; 39(2): 95-98, abr.-jun. 2007. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-477007
A hemoglobina é a proteína responsável pelo transporte de oxigênio, função vital ao organismo. A oxidação de um átomo de ferro da hemoglobina resulta na formação de MHb, condição que pode ser de origem congênita ou adquirida. Metemoglobinemia é caracterizada quando uma concentração superior a 2% (Evelyn e Malloy, 1938; Hegesh et al., 1970) ou a 3,8% (Naoum et al.,2004) da hemoglobina encontra-se na forma oxidada. O objetivo desta pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNISO,foi verificar a correlação existente entre a técnica de Hegesh et al. (1970) com a recente proposta por Naoum et al. (2004), atravésdo coeficiente de correlação (r) de Pearson. Os voluntários (50 estudantes da UNISO) que participaram da pesquisa após assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, eram hematimetricamente normais e não-fumantes. Obteve-se um coeficiente decorrelação linear próximo a 1 (r=0,93), indicando correlação positiva entre os métodos e estatisticamente significativa pelo teste t-Student (p<0,01). Embora não se possa afirmar que exista diferença estatística entre as duas técnicas, dado que são medidas em escalasdiferentes, conclui-se que a técnica de Naoum é vantajosa sobre a de Hegesh quanto à estabilidade, toxicidade de reagentes, riscos ao analista e custos.
Biblioteca responsable: BR408.1