Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Epidemiologia de idosos internados na enfermaria de clínica médica de hospital público / Epidemiology of elderly interned in infirmary of medical clinic at pubçic hospital

Maués, Cristiane Ribeiro; Rodrigues, Samantha Manuela Cardoso; Cardoso, Hamilton da Costa; Cardoso, Hamilton Moraes; Freire Júnior, José Emidio de Brito; Ribeiro, Vanessa Coutinho.
Rev. para. med ; 21(3): 31-36, jul.-set. 2007. graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-478302

Objetivo:

analisar a epidemiologia dos idosos internados em enfermaria de Clínica Médica.

Método:

estudo transversal, realizado no Hospital Ophir Loyola, no período de outubro a dezembro de 2005 por intermédio da coleta de dados de 30 idosos com 65 anos ou mais, selecionados aleatoriamente, por meio de protocolos que constam de sexo, idade, grau de escolaridade, estado civil, recursos financeiros, convívio social, aspecto emocional, capacidades funcional e cognitiva, causas de internação, procedimentos, intercorrências e tempo de permanência hospitalar.

Resultados:

18 (60%) eram homens e 12 (40%), mulheres, mais de 93% com idade inferior a 85 anos, 63,33% com 1º grau incompleto, 50% eram casados, renda mensal de até 1 salário mínimo em 80% dos pacientes e 66,66% apresentam papel importante nas despesas familiares, mais de 56% negaram hábitos de convívio social, 63,33% não evidenciaram tendência à depressão. Na avaliação funcional, 53,33% mostraram-se independentes para as atividades de vida diária. O acidente vascular cerebral em 23,33% foi a maior causa de internação. A sondagem vesical foi realizada em 10 (33,33%) pacientes, dos quais 6 desenvolveram infecção. O tempo de permanência hospitalar teve uma média de 21,9 dias.

Conclusão:

predomínio de idosos do sexo masculino, na faixa etária de 65-74 anos, de baixa escolaridade, casados, residindo com o cônjuge, tendo papel financeiro importante no contexto familiar, pouco convívio social, sem tendência à depressão, independentes para o auto-cuidado e com capacidade cognitiva preservada. A principal causa de intemação foi acidente vascular cerebral, a sondagem vesical o procedimento mais realizado, infecção do trato urinário a intercorrência mais observada e o tempo de permanência hospitalar foi prolongado.
Biblioteca responsable: BR3.1