Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Tratamento da Osteonecrose da Cabeça Femoral com celulas progenitoras autólogas em anemia falciforme / Femoral Head Necrosis treatment with autologous stem cells in sickle cell disease

Daltro, Gildásio Cerqueira; Fortuna, Vitor Antonio; Araújo, Marco Aurélio Salvino de; Lessa, Paulo Itamar Ferraz; Batista Sobrinho, Uirassú de Assis; Borojevic, Radovan.
Acta ortop. bras ; 16(1): 23-27, 2008. tab
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: lil-482448

OBJETIVO:

Avaliação da segurança e eficácia do uso de células progenitoras autólogas da medula óssea (CMMO) no tratamento da Osteonecrose da Cabeça Femoral (OCF) de pacientes portadores de anemia falciforme.

MÉTODOS:

Foram estudados 8 pacientes portadores de anemia falciforme, com OCF nos estágios I e II (classificação de Ficat e Arlet). As CMMO retiradas da crista ilíaca posterior foram concentradas e reinfundidas na área central da osteonecrose. Os principais parâmetros avaliados foram segurança, sintomas clínicos e progressão da doença, através da avaliação clínica (Harris Hip Score) e radiológica.

RESULTADOS:

A maior parte dos pacientes (7 em 8) referiu melhora dos sintomas após o tratamento. Não houve complicações durante o procedimento anestésico e cirúrgico. A medida do escore (Harris Hip Score) no pré-operatório foi 78,5 +/- 6,2 pontos, com aumento significativo destes valores no pós-operatório (98,3 +/- 2,5 pontos) (p< 0,001). As avaliações radiográficas e os parâmetros celulares foram favoráveis.

CONCLUSÃO:

O implante autólogo de CMMO parece ser seguro e eficaz no tratamento dos estágios iniciais da OCF em pacientes falciformes. Embora os resultados iniciais sejam promissores, sua interpretação é limitada pelo número de pacientes avaliados e o período curto de duração do seguimento pós-operatório. Necessita-se estender o grupo em estudo e os parâmetros celulares avaliados.
Biblioteca responsable: BR734.1