Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Infecções cervicais profundas: análise de 80 casos / Deep neck infection: analysis of 80 cases

Suehara, Alexandre Babá; Gonçalves, Antonio José; Alcadipani, Fernando Antonio Maria Claret; Kavabata, Norberto Kodi; Menezes, Marcelo Benedito.
Rev. bras. otorrinolaringol ; 74(2): 253-259, mar.-abr. 2008. graf, tab
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: lil-484833
As infecções cervicais profundas são afecções graves que acometem os diversos espaços do pescoço. A mais temível complicação é a mediastinite necrosante descendente, que necessita de diagnóstico precoce e tratamento, por vezes, agressivo.

OBJETIVOS:

Analisar os 80 casos tratados de infecção cervical profunda e propor uma diretriz de conduta. MATERIAL E

MÉTODO:

Os autores realizaram um estudo retrospectivo de 80 casos de infecções cervicais profundas tratados no período de junho de 1997 a junho de 2003.

RESULTADOS:

As causas odontogênicas e amigdalianas foram as mais comumente encontradas. Os espaços mais acometidos foram o submandibular e parafaríngeo. Os principais microorganismos envolvidos foram o Staphylococcus aureus e o Streptococcus sp.

CONCLUSÃO:

O manejo da via aérea difícil nas infecções cervicais profundas deve ter cuidado especial, quando da indicação cirúrgica, de preferência com intubação sob visão endoscópica e sem uso de miorrelaxantes. Drenagem cirúrgica ampla permanece o tratamento padrão das infecções cervicais profundas. A tomografia computadorizada é o exame de escolha para o diagnóstico das infecções cervicais profundas. Essas infecções apresentam alta morbimortalidade, quando associada ao choque séptico e à mediastinite. Nossa mortalidade foi de 11,2 por cento e dos cinco doentes com mediastinite apenas um sobreviveu.
Biblioteca responsable: BR1.1