Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

A ressonância magnética e a artrorressonância magnética na lesão labral e condral do quadril: comparação com achados na artroscopia / Magnetic resonance imaging and magnetic resonance arthrography in labral and chondral lesion of the hip: comparison with arthroscopy findings

Contreras, Marcos Emilio Kuschnaroff; Brincas, Sérgio Marcondes; Paes Júnior, Ademar José de Oliveira; Oliveira Filho, Getúlio Rodrigues de; Rosa, Francisco José Berral de la.
Rev. bras. ortop ; 43(6): 217-224, jun. 2008. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-488579

OBJETIVO:

Estudar a sensibilidade da ressonância magnética (RM) e da artrorressonância magnética (artro RM) para o diagnóstico das lesões do lábio acetabular e das lesões de cartilagem do quadril.

MÉTODOS:

Foram incluídos 90 pacientes (90 quadris), submetidos à videoartroscopia do quadril, no período entre maio de 2004 e julho de 2007, na Ultralitho Centro Médico e no Hospital Governador Celso Ramos, ambos em Florianópolis, Santa Catarina. Dos 90 pacientes, 25 (27,7 por cento) realizaram RM, sem contraste, 54 (60 por cento) realizaram artro RM e 11 (12,22 por cento) realizaram os dois exames. Nos pacientes submetidos a artro RM, foi introduzido junto com o contraste um anestésico local (bupivacaína 0,5 por cento, ou ropivacaína 1 por cento, sem adrenalina). Em todos os casos, verificou-se a presença de lesão do lábio acetabular e de lesão condral durante a videoartroscopia.

RESULTADOS:

Os autores encontraram maior sensibilidade para o diagnostico de lesão do lábio acetabular com a artro RM (96,9 por cento), do que com RM (86,1 por cento), sendo esta diferença estatisticamente significante. Quanto ao diagnóstico de lesão da cartilagem do quadril, a sensibilidade da artro RM foi de 78,4 por cento e a da RM foi de 55,5 por cento, encontrando-se também diferença estatisticamente significante. Houve maior percentagem de falso-negativo na RM, tanto para o diagnostico de lesão labral quanto condral. Não foi encontrado nenhum caso de falso-positivo nesta série. A introdução de anestésico local para a realização de artro RM mostrou alivio da dor em 56,9 por centodos casos.

CONCLUSÃO:

Os autores concluíram que a artro RM apresentou maior sensibilidade de diagnóstico que a RM para lesões do lábio acetabular e da cartilagem do quadril. A indiferença ou a piora da dor, após a introdução de anestésico local na artro RM, não foi considerada como fator preditivo para lesões intra-articulares.
Biblioteca responsable: BR26.1