Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Evolução dos angiossarcomas da cabeça e pescoço / Head and neck angiosarcomas evolution

Farias, Terence Pires de; Câmara, Marcus Vinicius Menegasse; Dias, Fernando Luiz; Maia Filho, Pedro Collares; Rangel, Leonardo Guimarães; Peryassu, Bernardo Cacciari; Costa, Rodrigo Maia da.
Rev. bras. cir. cabeça pescoço ; 37(2): 104-108, abr.-jun. 2008. graf, tab
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: lil-489636

Introdução:

Os angiossarcomas são tumores raros e agressivos da cabeça e pescoço. Surgem freqüentemente no couro cabeludo de homens idosos e em estádio avançado.

Objetivo:

Descrever as variáveis epidemiológicas dos casos de angiossarcoma, tratados no INCA, bem como os fatores preditivos com na evolução da doença.

Métodos:

Análise retrospectiva dos prontuários dos pacientes portadores de angiossarcoma tratados no INCA entre janeiro de 1996 e janeiro de 2006. Foram comparadas variáveis epidemiológicas desses tumores com os outros sarcomas de partes moles de cabeça e pescoço (SCP) e análise de fatores prognósticos daqueles.

Resultados:

Os angiossarcomas corresponderam a 21,1% (23 casos) dos SCP. Acometeram indivíduos com mais de 65 anos em 69,6%, homens em 61%, originaram-se no couro cabeludo em 73,9% e estadio avançado em 66,6%. A recidiva regional foi mais freqüente que os outros SCP (p= 0,03). Fatores de mau prognóstico foram o estadio avançado (p= 0,02), invasão de pele (p= 0,0003) e músculo (p=0,0002). A cirurgia foi o fator que aumentou a sobrevida global (p= 0,003). Essa foi de 14,6%.

Conclusão:

O angiossarcoma foi o subtipo histológico mais comum dos SCP. Acometeu mais freqüentemente os homens e idosos e com uma péssima sobrevida global. Os principais fatores preditivos de um desfecho ruim são estádio avançado à apresentação, invasão de pele e músculo. A cirurgia mostrou-se fundamental no aumento da sobrevida desses pacientes.
Biblioteca responsable: BR1.1