Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Resistência de união de sistema adesivo com agentes antimicrobianos utilizado em Ortodontia / Shear bond strength of an adhesive system with antibacterial agents used in Orthodontics

Fleischmann, Leonardo de Aquino; Sobral, Márcio Costa; Habib, Fernando.
Rev. odonto ciênc ; 23(4): 346-350, out.-dez. 2008. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: lil-500149

Objetivo:

Avaliar se há diferença de resistência de união de bráquetes ortodônticos colados ao esmalte usando diferentes combinações compósito/adesivo, testando um adesivo com incorporação de agentes antimicrobianos em sua composição.

Metodologia:

Bráquetes ortodônticos foram colados à superfície planificada de esmalte de 20 incisivos bovinos. Foram formados dois grupos experimentais (n=10/grupo) grupo 1 (Fill Magic Ortodôntico®/Magic bond®) e grupo 2 (Transbond XT®/Clearfil Protect Bond®, que possui agentes antimicrobianos). Os espécimes foram submetidos a ensaio de cisalhamento à velocidade de 1mm/min. A força máxima de deslocamento do bráquete foi convertida em MPa de acordo com a área de união. O Índice de Adesivo Residual (IAR) foi avaliado nos bráquetes descolados.

Resultados:

O grupo 2 apresentou resistência de união superior ao grupo 1 (P=0,001). Na avaliação do IAR, em ambos os grupos as fraturas ocorreram na interface esmalte/adesivo, com retenção da maior parte do adesivo na base do bráquete.

Conclusão:

Os dois grupos mostraram-se aplicáveis para a colagem de bráquetes ortodônticos, e o grupo com adesivo modificado com agente antimicrobiano e flúor apresentou maior resistência de união que o grupo com adesivo convencional.
Biblioteca responsable: BR541.1