Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Estudo comparativo entre sling pubovaginal de parede vaginal e sling de fáscia do reto abdominal no tratamento da incontinência urinária de esforço / Comparative study between vaginal wall sling and rectus fascia pubovaginal sling in the treatment of stress urinary incontinence

Carvalho Júnior, Arlindo Monteiro de; Carretette, Fabrício Borges; Muller, Valter; Vaz, Fernando Pires.
Rev. Col. Bras. Cir ; 28(3): 203-207, maio-jun. 2001. graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-500379

OBJETIVO:

A cirurgia de sling pubovaginal é utilizada no tratamento da incontinência urinária de esforço (IUE) do tipo III e como resgate na falha de procedimentos anteriores. Tem índice de sucesso variando de 73 a 89 por cento. Podem ser utilizados diversos materiais autólogos e sintéticos com semelhantes resultados. Nosso objetivo foi comparar o sling de parede vaginal com o de fáscia do reto abdominal quanto à eficácia e às complicações.

MÉTODO:

Foram estudadas 27 pacientes no período de 04/98 a 09/00, divididas em dois grupos grupo I com nove pacientes submetidas a sling de parede vaginal; grupo II com 18 pacientes submetidas a sling de fáscia do reto abdominal. Todas foram submetidas a um estudo urodinâmico completo, classificadas quanto ao tipo de IUE, e seguidas no ambulatório de urologia.

RESULTADOS:

grupo I com média de idade de 51,4 anos, tempo de seguimento médio de 14,3 meses. Pressão de Perda aos Esforços (PPE) variando de 50 a 100cmH2O com média de 81,1cmH2O. Houve 66 por cento de complicações. Taxa de sucesso de 88,8 por cento e índice de satisfação 85 pontos. Grupo II com média de idade de 54,2 anos, seguimento médio de 19,3 meses. PPE variando de 45 a 92cmH2O, média de 65,5cmH2O. Houve 72 por cento de complicações e sucesso de 88,8 por cento. Índice de satisfação de 74 pontos.

CONCLUSÕES:

Os dados encontrados estão de acordo com a literatura, sendo os dois grupos comparáveis quanto à eficácia em período curto de seguimento. O grupo II apresentou maior número de complicações, assim como maior tempo de cateter vesical e menor índice de satisfação geral.
Biblioteca responsable: BR1.1