Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Desempenho, características de carcaça, qualidade da carne e condição sanitária de suínos criados nas fases de crescimento e terminação nos sistemas confinado convencional e de cama sobreposta / Performance, carcass characteristics, meat quality and health condition of growing and finishing pigs raised in conventional and deep litter housing systems

Dalla Costa, Osmar Antonio; Amaral, Armando Lopes do; Ludke, Jorge Vitor; Coldebella, Arlei; Figueiredo, Elsio Antonio Pereira de.
Ciênc. rural ; 38(8): 2307-2313, Nov. 2008. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-512015
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do sistema de alojamento sobre o desempenho zootécnico, as características da carcaça, a qualidade da carne e a condição sanitária de suínos criados em seis diferentes sistemas. Foram usados 803 suínos mestiços MS58 x (Landrace x Large White) em sete lotes seqüenciais no tempo, avaliando as fases de creche e de crescimento-terminação. Na creche, foram avaliados três tipos de alojamento confinado convencional (CO); cama sobreposta-(CS); e sistema intensivo de suínos criados ao ar livre (SISCAL). No crescimento-terminação, foram avaliados apenas dois tipos de alojamento (CO e CS), sendo o último subdividido em três substratos (palha de trigo-PT, casca de arroz-CA e serragem-SE). Para a análise estatística foi considerado no modelo os efeitos de lote, o tratamento (combinação de tipos de alojamento na creche e no crescimento-terminação), idade dos suínos (84, 105, 126, 147 e 160 dias) e a interação tratamento x idade. Suínos alojados no sistema CO apresentaram maior (P<0,05) ganho de peso diário (824 vs. 779g), maior peso de carcaça quente (75 vs. 69kg) e maior espessura de toucinho (18, vs. 17mm) do que os criados sobre cama todavia estes suínos apresentaram peso do conteúdo estomacal significativamente (P<0,05) maior (360 vs. 204g) e menor grau de lesão do estômago do que aqueles alojados em tratamento convencional, embora com maior prevalência de espirro. O sistema de alojamento não afetou os aspectos sanitários avaliados, contudo, suínos alojados em cama sobreposta no crescimento-terminação apresentaram desempenho e características de carcaça inferiores àqueles do sistema convencional, independentemente do sistema de alojamento utilizado na creche.
Biblioteca responsable: BR1.1