Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Perfil dos usuários do serviço de teleatendimento sobre drogas de abuso VIVAVOZ / Profile of users of the VIVAVOZ telephone service on drugs of abuse

Souza, Marilise Fraga de; Kohlrausch, Eglê Rejane; Mazoni, Cláudia Galvão; Moreira, Taís de Campos; Fernandes, Simone; Dantas, Denise Conceição Mesquita; Ferigolo, Maristela; Barros, Helena Maria Tannhauser.
Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul ; 30(3): 182-191, set.-dez. 2008. tab, ilus
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: lil-512339

INTRODUÇÃO:

O abuso de drogas é um problema importante de saúde pública, e intervenções telefônicas são utilizadas como uma modalidade de tratamento. Objetivou-se descrever o perfil sociodemográfico, o padrão de consumo e a dependência de substâncias psicoativas dos usuários que buscaram auxílio em um serviço de teleatendimento para drogas de abuso.

MÉTODOS:

Foram utilizados os dados do 1º ano de funcionamento do serviço, coletados por consultores previamente capacitados, através de protocolo informatizado. Foram aplicados instrumentos para caracterização sociodemográfica, padrão de consumo e dependência dos usuários. Utilizou-se estatística descritiva para estimar a distribuição das variáveis, e os dados apresentam-se em freqüências.

RESULTADOS:

No período, foram atendidas 28.257 ligações, sendo 7.956 incluídas no estudo. No total, foi encontrada maior prevalência de mulheres, estudantes, solteiros, maiores de 35 anos, com ensino fundamental incompleto e renda familiar menor que cinco salários mínimos procurando o teleatendimento. Dentre os usuários de drogas, predominaram homens, de 18 a 25 anos. As drogas mais utilizadas foram tabaco, maconha, álcool e cocaína. O uso de tabaco foi semelhante para ambos os sexos. Indivíduos do sexo masculino usaram mais drogas ilícitas. A maioria dos usuários era dependente, sendo que os homens apresentaram maiores índices de dependência para tabaco e solventes.

CONCLUSÕES:

Esses resultados traçam o perfil do usuário que procura auxílio telefônico para a questão de drogas, e revelam a importância desses serviços à população, auxiliando no direcionamento de ações preventivas.
Biblioteca responsable: BR1.1