Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Determinação do momento de colheita da Brachiaria brizantha (Hochest. ) Stapf. cv. Marandu para produçaõ de silagem / Determination of the harvest moment of Brachiaria brizantha cv. Marandu for ensilage prodution

Jayme, Cristiano Gonzaga; Molina, Lívio Ribeiro; Gonçalves, Lúcio Carlos; Jayme, Diogo Gonzaga; Pires, Daniel Ananias de Assis; Borges, Iran.
Ciênc. agrotec., (Impr.) ; 33(2): 586-591, mar.-abr. 2009. graf, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-514011
Conduziu-se este trabalho, com o objetivo de determinar o momento de colheita da Brachiaria brizantha para produção de silagem. As silagens foram abertas após 56 dias de fermentação. Os tratamentos utilizados foram quatro idades de crescimento 28, 56, 84 e 112 dias. Foi utilizado delineamento inteiramente casualisado, com quatro repetições por tratamento. As produções de MS aumentaram com o avanço da maturidade da planta, variando de 3,04 a 11,47 t/ha. O menor teor de MS entre as silagens ocorreu aos 28 dias 17,16%, sendo semelhante aos 84 dias (p>0,05), enquanto o maior valor de 22,62% foi observado para a idade de 112 dias de crescimento. Os valores de digestibilidade “in vitro” da matéria seca (DIVMS) variaram de 67,40% a 57,40% com o avanço da maturidade e apenas as idades de 84 e 112 dias foram semelhantes (p>0,05). Os valores de nitrogênio amoniacal por nitrogênio total (N-NH3/NT) apresentaram diferença apenas para a idade de 28 dias com valor mais elevado que as demais (p<0,05). Foi observadadiferença (p<0,05) apenas no pH da silagem do material colhido com 28 dias de crescimento, sendo superior aos demais com valor de 5,45. A Brachiaria brizantha apresenta potencial para produção de silagem com altas produções de matéria seca, entretanto, em idades jovens o baixo teor de MS da planta prejudica o processo fermentativo. O corte aos 68 dias de crescimento se apresenta como melhor opção para esta forrageira, uma vez que concilia alta produção de MS com bom valor nutritivo e características desejáveis para confecção de uma boa silagem.
Biblioteca responsable: BR1.1