Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Diagnóstico de cárie secundária e substituição de restauração / Diagnosis of secondary caries and substitution of restoration

Santos, Lucineide de Melo; Reis, José Ivo Limeira dos; Tenório, Maria Dânia Holanda; Arêdes, Sonara de Oliveira; Neiva, Ângela Christian.
Odontol. clín.-cient ; 8(2): 141-145, abr.-jun.2009. tab
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: lil-520588
O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de concordância entre Odontopediatras e Clínicos gerais quando ao diagnóstico de cárie secundária e substituição de restaurações em molares decíduos. Para isso, examinaram um quarenta (40) molares decíduos restaurados. Em seguida responderam a um questionário com três perguntas 1. Em sua opinião existe cárie neste dente? 2. Em sua opinião essa restauração deveria ser substituída? 3. Caso sua resposta seja positiva, qual ou quais os motivos da substituição? O teste Kappa evidenciou um nível de concordância leve 0,14 (p<0,05) entre os Odontopediatras e Clínicos quanto ao diagnóstico de cárie secundária. Quanto a decisão de substituir ou não a restauração e qual o motivo, a concordância foi sofrível 0,28 (p<0,05) e 0,32 (p<0,05), respectivamente. Concluiu-se que entre os Odontopediatras e os Clínicos gerais houve divergência quanto ao diagnóstico e decisão de substituição de restauração; a cárie secundária foi o principal motivo da substituição. Existe a necessidade de estabelecer critérios para o diagnóstico de cárie secundária e substituição de restaurações.
Biblioteca responsable: BR310.1