Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Qualidade de vida, depressão e câncer de mama: um estudo piloto da Faculdade de Medicina do ABC / Quality of life, depression and breast cancer: a pilot study of ABC School of Medicine

Silva, Priscilla Domene Vaccaro; Gracitelli, Mauro Emilio Conforto; Soares, Heloisa Prado; Camargo, Veridiana Pires de; Corrêa, Thiago Domingos; Gonçalves, Marina Sahade; Del Giglio, Auro.
Rev. bras. mastologia ; 12(4): 17-22, out.-dez. 2002. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-523444
Muitas mulheres com diagnóstico de câncer de mama se deparam com conflitos pessoais. Há estudos na literatura que associam câncer de mama com pior qualidade de vida e depressão.

Objetivo:

Nosso objetivo neste trabalho foi avaliar qualidade de vida e depressão das pacientes com câncer de mama em quimioterapia (QT) e compará-las com um grupo de controle e com um grupo de pacientes em seguimento após terem completado a sua QT.

Métodos:

Aplicar questionário geral, questionário de qualidade de vida (QV), versão WHOQL-brief, e o questionário Beck para avaliação de depressão em pacientes ao diagnóstico (grupo 1), antes do início da QT (D0), após uma semana do primeiro ciclo de QT (D1-7) e após uma semana do segundo ciclo de QT (D2-7); em pacientes em seguimento clínico (grupo 2); e no grupo de controle (grupo 3).

Resultados:

1) Pacientes em QT apresentaram uma pontuação significativamente inferior apenas no domínio físico do questionário WHOQL quando comparadas ao grupo de controle (p<0,05), não apresentando alterados os domínios psicológico, social e ambiental, e pontuação total do questionário WHOQL; 2) não evidenciamos depressão quando analisamos diferenças de pontuação no questionário de Beck entre grupos 1 e 2 e entre os grupos 1 e 3.

Conclusão:

Não encontramos evidências de que a quimioterapia induza um nível significativo de depressão nas pacientes com câncer de mama a ela submetidas. À exceção de significativa mudança na pontuação do domínio físico, o início do tratamento quimioterápico parece não implicar em piora de qualidade de vida das mulheres com câncer de mama quando comparadas às mulheres em seguimento ou mulheres sem doença.
Biblioteca responsable: BR14.1