Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Alterações clínicas e patológicas durantea infecção experimental com Eimeria acervulinaem frangos de corte suplementados com betaína / Clinical and pathological changes during the experimental infection with Eimeria acervulina in broiler chickens suplemented with betaine

Teixeira, Marcel; Niang, Tania Marcia Soares; Gomes, Augusto Vidal da Costa; Filho, Walter Leira Teixeira; Lopes, Carlos Wilson Gomes.
Rev. bras. ciênc. vet ; 14(3): 127-132, set.-dez. 2007. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-523692
Com o objetivo de se avaliar o efeito da betaína na patogenicidade de Eimeria acervulina, 420 pintos de corte Cobb foraminoculados experimentalmente com 2 x 105 oocistos esporulados e alocados em baterias num esquema de blocos ao acasocom cinco tratamentos e seis repetições, incluindo-se um controle positivo, um grupo tratado com o anticoccidiano salinomicinae promotor de crescimento, e mais três níveis de betaína como aditivo na ração a 0,05, 0,10 e 0,15 por cento. No 14o dia de vida as avesforam individualmente infectadas com 2 x 105 oocistos esporulados. A betaína não foi capaz de interferir positivamente naresposta clínica e patologia das aves durante a infecção por E. acervulina, no entanto foi capaz de aumentar a produção deoocistos. É provável que a betaína possa ser utilizada como aditivo na ração das aves em substituição aos medicamentosconvencionais salinomicina e penicilina G potássica, cujos efeitos são semelhantes na recuperação do hospedeiro frente àcoccidiose.
Biblioteca responsable: BR409.1