Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Hipertensión

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação do tratamento conservador de fratura de mandíbula / Evaluation of conservative treatment of mandibular fracture

Dultra, Joaquim de Almeida; Dultra, Fátima Karoline Araujo Alves; Azevedo, Roberto Almeida de; Carneiro Junior, Bráulio.
Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac ; 9(2): 89-96, abr.-jun. 2009. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-526734
Com a introdução e difusão da técnica de fixação rígida, o manejo dos pacientes com fraturas mandibulares tem mudado significativamente. Existem situações clínicas em que o tratamento conservador de fraturas de mandíbula é efetivo e proporciona cicatrização dos fragmentos ósseos através de redução, fixação e estabilização. Sendo assim, propusemo-nos a avaliar por meio dos aspectos clínicos - oclusão, abertura bucal, alinhamento ósseo pós-tratamento, sintomatologia dolorosa, mobilidade dos fragmentos fraturados - a eficácia do tratamento conservador de fratura de mandíbula com Bloqueio Maxilo Mandibular (BMM), visando obter subsídios que justifiquem a utilização desta modalidade de tratamento como uma opção para pacientes vítimas de fraturas mandibulares. Para isso, foram selecionados 41 pacientes admitidos no serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Santo Antônio/OSID com fratura de mandíbula no período de janeiro de 2004 a janeiro de 2005, tratados pelo método fechado através de BMM com barra de Erich, durante 45 dias. Nos resultados encontrados em todos os pacientes, ocorreu restabelecimento da oclusão, redução da fratura e ausência de mobilidade entre os fragmentos ósseos. Concluiu-se que o tratamento conservador de fratura de mandíbula foi adequado e, quando bem indicado, é efetivo.
Biblioteca responsable: BR310.1